Pular para o conteúdo principal

Câncer do pênis e HPV

A incidência do câncer de pênis no Brasil representa 2% de todos os casos de câncer masculinos, superando as ocorrências de câncer de próstata e de bexiga nas regiões Norte e Nordeste, onde a incidência é maior.  

 Segundo estimativas, a doença nessas áreas do País está associada a 16% dos casos de tumores malignos diagnosticados na população masculina. Enquanto na Europa e na América do Norte o registro é de um caso para cada 100.000 homens adultos, no Maranhão, Estado campeão de ocorrência dessa doença, é registrado um caso novo a cada duas semanas, ou dois casos novos por mês.

O câncer de pênis é uma moléstia altamente agressiva e atinge basicamente homens com mais de 50 anos de idade, embora suas causas possam ter origem na infância do indivíduo. A falta de higienização é um dos fatores principais de predisposição à doença. O tempo que os homens afetados pelo câncer demoram em procurar assistência médica, depois de constatar as primeiras lesões, explica o desenvolvimento da doença nos seus estádios atuais.
O diagnóstico tardio contribui para o desenvolvimento irreversível do câncer e a amputação do membro, o que produz conseqüências físicas, sexuais e psicológicas desastrosas para o homem. No ano de 2007, foram realizadas 908 amputações de pênis no Brasil causadas pelo tumor.
O vírus HPV é responsável por quase 100% dos casos de câncer de colo do útero, das companheiras sexuais de homens contaminados
Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Câncer - INCA, em parceria com o Instituto de Virologia da Fiocruz, do Rio de Janeiro em pacientes com câncer de pênis, mostrou que cerca de 75% dos casos apresentaram o vírus do HPV. Além disso, o câncer de pênis está muito ligado à falta de higiene e às baixas condições sócio-econômicas. Outro dado relevante é que 97% dos pacientes com a doença têm fimose.
Para prevenir o câncer de pênis é necessária uma limpeza diária com água e sabão, principalmente após as relações sexuais e a masturbação. É fundamental ensinar às crianças desde cedo os hábitos de higiene íntima, que devem ser praticados todos os dias. Quando detectado inicialmente, o câncer de pênis possui tratamento e é curado. Entretanto, cerca de mais da metade dos pacientes com a doença demora mais de um ano para procurar assistência médica, após o aparecimento das lesões iniciais.
O tratamento depende da extensão local do tumor e do comprometimento dos gânglios inguinais. Cirurgia, radioterapia e quimioterapia podem ser utilizadas. No entanto, a cirurgia é o tratamento mais freqüentemente realizado para controle local da doença.
O diagnóstico precoce é fundamental para evitar o crescimento local da doença e a posterior amputação do pênis, que trazem conseqüências físicas, sexuais e psicológicas ao homem. Por isso, quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores são as chances de cura.

Comentários

  1. nossa isso deve ser dolorozo

    ResponderExcluir
  2. hola! Eu realmente gostei deste blog

    ResponderExcluir
  3. Neste caso tem cura............

    ResponderExcluir
  4. nossa isso é aterrorizante, nogento e deve ser muito dolorozo :o :(

    ResponderExcluir
  5. Bha!! chocante.imagine vc(homen)
    com uma doênça déssa.ta loko.
    oque mais deve ser dificil lidar
    é com o psicológico.isso para um homen
    é aterrorizante..

    ResponderExcluir
  6. o penis e amputado depois disso

    ResponderExcluir
  7. E ISSO P HOMEN PARARIGERO!E N TEM CURA.

    ResponderExcluir
  8. tava com uma trankera dessa no meu zovo

    ResponderExcluir
  9. eu etso com esse mesmo poblema mmas nao esta ainda muito grave o que que eu faso

    ResponderExcluir
  10. ,vai no medico ,eu ja pequei hpv ,e nao foi nada legal gastei dinheiro com cirurgia ,remedio ,e aquela foda na praia que pensei (essa foi facio) , acabei tomando no c........ ,use camisinha

    ResponderExcluir
  11. kkk isso eh kem num usa kamisinha kkk

    ResponderExcluir
  12. Para os homens que quiserem mais informações...podem ler o meu projeto monográfico....

    enelly_dutra@hotmail.com

    ps. Ao blogueiro...EU PEGUEI SUAS IMAGENS!!!
    KKKKK

    ResponderExcluir
  13. o melhor e faser votos de castidades kkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CURA DA AIDS, cura real ou utopia ?

Corre a noticia de que teriam encontrado a cura para o virus da SIDA (AIDS) e que a solução seria um transplante de medula óssea. Um transplante de medula óssea que usou células-tronco de um doador com resistência natural ao vírus da AIDS fez desaparecer o HIV por quase dois anos, até o momento, em um paciente. O paciente é um estadunidense que mora na Alemanha, que tinha leucemia, "no caso o motivo primario para o transaplante de medula ossea" e que havia contraído o vírus HIV — o vírus da imunodeficiência humana, causador AIDS. Ele recebeu um transplante de medula óssea de um doador saudável, que é a melhor chance de cura para a doença, para substituir todas as suas células que ‘fabricavam sangue com câncer‘. Ao tratar seu paciente de leucemia com o transplante de medula óssea, descobriu que também havia acabado com a presença do vírus do HIV. Segundo o médico, outros casos semelhantes também tiveram o mesmo resultado, aumentando a convicção no tratamento. s os médic

Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual

O Governo Federal divulgou recentemente uma portaria interministerial com os critérios práticos de funcionamento do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual. O programa garante absorventes gratuitos a cerca de 24 milhões de pessoas em condição de vulnerabilidade social. Público-alvo O público-alvo do programa é formado por pessoas registradas no Cadastro Único do Governo Federal, incluindo pessoas em situação de rua ou de pobreza. Também são elegíveis pessoas matriculadas na rede pública de ensino estadual, municipal ou federal que pertençam a famílias de baixa renda, assim como aquelas que estejam no sistema penal ou cumprindo medidas socioeducativas. Distribuição Os absorventes poderão ser distribuídos em estabelecimentos da Atenção Primária à Saúde e escolas da rede pública, além de unidades da rede de acolhimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), presídios, instituições para cumprimento de medidas socioeducativas e outros equipamentos que atendam