Pular para o conteúdo principal

Cabotegravir: a inovação que pode revolucionar a prevenção do HIV no Brasil e no mundo


Você já imaginou se prevenir contra o HIV com apenas uma injeção a cada dois meses? Essa é a proposta do cabotegravir, o primeiro medicamento injetável que previne contra o vírus causador da aids, e que acaba de ser aprovado no Brasil pela Anvisa.

O cabotegravir é uma profilaxia pré-exposição (PrEP), ou seja, uma forma de prevenção que atua antes de uma possível exposição ao vírus. Ele é indicado para pessoas que têm um maior risco de contrair o HIV, como homens que fazem sexo com homens, mulheres trans, profissionais do sexo e casais sorodiferentes.

A grande vantagem do cabotegravir em relação aos atuais tratamentos preventivos, feitos com comprimidos que devem ser tomados diariamente, é o seu efeito mais prolongado. As duas primeiras doses do medicamento devem ser aplicadas em um intervalo de quatro semanas. Depois, basta receber uma injeção a cada oito semanas, ou seja, a cada dois meses.

Isso significa que, em vez de tomar 365 comprimidos por ano, você só precisaria tomar seis injeções por ano. Além de ser mais prático e discreto, isso também pode aumentar a adesão ao tratamento e reduzir os esquecimentos.

O cabotegravir já foi testado em dois estudos clínicos, envolvendo mulheres, mulheres trans e homens que fazem sexo com homens. Os resultados mostraram que o medicamento injetável é 69% mais eficaz do que os comprimidos na prevenção do HIV.



O medicamento já havia sido aprovado em 2021 nos Estados Unidos e também recebeu a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Outros países que também já aprovaram o uso do cabotegravir são Austrália e Zimbábue.

No Brasil, o cabotegravir teve o registro publicado no Diário Oficial da União no dia 5 de junho de 2023, mas ainda não tem uma data para ser comercializado nem na rede pública nem na privada. O Ministério da Saúde ainda precisa estudar a incorporação dele ao SUS e definir algumas regras para isso.

A aprovação do cabotegravir pelo Brasil chega em um momento em que o país registra um aumento no número de casos de HIV nos últimos anos. Segundo o mais recente Boletim Epidemiológico de HIV/Aids, os diagnósticos tiveram um salto de 198% no país, com aumento de 13,7 mil para 40,9 mil por ano.

No mesmo período, porém, os casos de aids caíram de 43,2 mil notificações em 2011 para 35,2 mil em 2021, uma redução de 18,5%, algo que os especialistas atribuem aos tratamentos antirretrovirais.

O Ministério da Saúde aponta que pelo menos um milhão de brasileiros convivem com o vírus. Em todo o mundo, de acordo com o programa para a aids da Organização das Nações Unidas (ONU), são mais de 38 milhões de infectados.

O cabotegravir representa uma esperança para a prevenção do HIV e para a qualidade de vida das pessoas que vivem com o vírus. Ele é mais uma ferramenta para combater a epidemia da aids e para garantir os direitos humanos e a saúde sexual e reprodutiva das populações mais vulneráveis.

Fonte: DW / G1 / Anvisa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Câncer do pênis e HPV

A incidência do câncer de pênis no Brasil representa 2% de todos os casos de câncer masculinos, superando as ocorrências de câncer de próstata e de bexiga nas regiões Norte e Nordeste, onde a incidência é maior.    Segundo estimativas, a doença nessas áreas do País está associada a 16% dos casos de tumores malignos diagnosticados na população masculina. Enquanto na Europa e na América do Norte o registro é de um caso para cada 100.000 homens adultos, no Maranhão, Estado campeão de ocorrência dessa doença, é registrado um caso novo a cada duas semanas, ou dois casos novos por mês. O câncer de pênis é uma moléstia altamente agressiva e atinge basicamente homens com mais de 50 anos de idade, embora suas causas possam ter origem na infância do indivíduo. A falta de higienização é um dos fatores principais de predisposição à doença. O tempo que os homens afetados pelo câncer demoram em procurar assistência médica, depois de constatar as primeiras lesões, explica o desenvolviment

Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual

O Governo Federal divulgou recentemente uma portaria interministerial com os critérios práticos de funcionamento do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual. O programa garante absorventes gratuitos a cerca de 24 milhões de pessoas em condição de vulnerabilidade social. Público-alvo O público-alvo do programa é formado por pessoas registradas no Cadastro Único do Governo Federal, incluindo pessoas em situação de rua ou de pobreza. Também são elegíveis pessoas matriculadas na rede pública de ensino estadual, municipal ou federal que pertençam a famílias de baixa renda, assim como aquelas que estejam no sistema penal ou cumprindo medidas socioeducativas. Distribuição Os absorventes poderão ser distribuídos em estabelecimentos da Atenção Primária à Saúde e escolas da rede pública, além de unidades da rede de acolhimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), presídios, instituições para cumprimento de medidas socioeducativas e outros equipamentos que atendam

Células tronco. Você sabe o que é ?

Na turma de biologia o professor de histologia pergunta aos alunos quem saberia dizer o que é uma célula tronco.  As resposta, as poucas que se ouvem são um tanto confusas, incorretas ou não satisfatórias. Alguns que saberiam a resposta não responderam até mesmo por alguma duvida que tenham ou por acharem que fosse uma pegadinha, já que parecia tão óbvia a resposta. O professor achou até um absurdo não responderem na ponta da lingua mas entendou a precariedade de abordagem do assunto, mesmo nos dias de hoje. Então resolvi abordar o assunto, dar hoje uma breve explicação do que são as células tronco. A definição de célula tronco é um tanto simples. São células que tem a capacidade de se transformar em células especificas, podem transformar-se em qualquer célula necessaria de uma região, são indiferenciadas, não possuem função especifica.   Também conhecidas como células-mãe ou células estaminais, são  células  que possuem a melhor capacidade de se  dividir  dando origem a células