A febre maculosa é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii que infecta principalmente carrapatos e que pode ser transmitida para as pessoas quando o carrapato pica a pessoa. Os principais sintomas de febre maculosa são: Febre acima de 39ºC e calafrios; Dor de cabeça intensa; Conjuntivite; Náuseas e vômitos; Diarreia e dor abdominal; Dor muscular constante; Insônia e dificuldade para descansar; Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés; Gangrena nos dedos e orelhas; Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando paragem respiratória.
A transmissão ocorre através da picada do carrapato estrela contaminado com a bactéria Rickettsia rickettsii. Para prevenir a doença é importante evitar áreas que apresentem infestação de carrapatos ou onde a circulação de febre maculosa é reconhecida. Ao participar de atividades de trabalho ou de lazer, em áreas arborizadas, com vegetação alta e gramados, use roupas claras para facilitar visualização de carrapatos no corpo e assim a sua remoção imediata. Durante as atividades, use sapatos fechados, camisa de manga longa, calças e repelentes de insetos.
A febre maculosa tem cura, mas seu tratamento deve ser iniciado com antibióticos após o surgimento dos primeiros sintomas para evitar complicações graves, como inflamação do cérebro, paralisia, insuficiência respiratória ou insuficiência renal, que podem colocar em perigo a vida da pessoa.
Comentários
Postar um comentário